DOAÇÕES

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

Qual a diferença entre alma e espírito?

 

Qual a diferença entre alma e espírito?

Aalma é a personalidade individual da pessoa e o espírito é a parte da pessoa que está ligada a Deus. A alma e o espírito estão interligados e os dois têm de ser entendidos em conjunto. A Bíblia atribui algumas funções tanto ao espírito como à alma.

A alma

A alma é a parte que forma nossa personalidade. A alma tem os sentimentos, a vontade e o raciocínio. Não é uma coisa física mas está ligada ao nosso corpo. A alma interpreta a informação sensória do corpo e influencia suas ações.

Na Bíblia a alma também significa a essência da vida individual (Gênesis 2:7 – fôlego e alma são a mesma coisa). As criaturas que têm alma estão vivas e coisas mortas não têm alma. Sem a alma, o corpo morre. Na morte a alma é separada do corpo. Na ressurreição, quem ama Jesus receberá um novo corpo para sua alma (1 Coríntios 15:42-44).

O espírito

Nosso espírito é nossa ligação com as coisas espirituais. Deus é espírito. O espírito é aquilo que dá vida, porque toda a vida vem de Deus.

O espírito define as grandes influências da nossa vida. É o espírito que recebe a influência do Espírito Santo, que convence do pecado, da necessidade de arrependimento e da salvação e que dá acesso a um relacionamento pessoal com Deus (Romanos 8:16). Por outro lado, o espírito, quando está em rebelião contra Deus, pode receber influências malignas.

Quando o espírito está afastado do Espírito de Deus, é como se estivesse morto, porque Deus é a fonte de toda a vida. Só podemos conhecer Deus espiritualmente e o verdadeiro louvor vem da ligação do espírito com o Espírito Santo (João 4:24).

A Bíblia também diz que o espírito tem emoções e toma decisões, como a alma. É importante lembrar que a alma e o espírito estão intimamente interligados, junto com o corpo. Algumas de suas funções se sobrepõem e trabalham todos em conjunto (1 Tessalonicenses 5:23). O corpo, a alma e o espírito formam um todo, que é a pessoa, não são três coisas separadas.

O que é a alma de acordo com a Bíblia?

Aalma é a identidade individual de uma pessoa. A alma é também a vida da pessoa. Cada pessoa é uma alma, com uma personalidade única.

Quando Deus deu vida ao homem, ele se tornou um ser vivente (Gênesis 2:7). Em hebraico “ser vivente” é “alma vivente”. A alma é a vida individual de cada pessoa, sua experiência pessoal da vida.

Corpo, alma e espírito

A alma define quem a pessoa é (Salmos 103:1). A alma é a parte que sente emoções, raciocina e tem vontade, interpretando a experiência física do corpo. A alma é a parte não mecânica da pessoa. A criatividade, a inteligência, as emoções, as decisões – tudo que torna a vida mais que um conjunto de processos automáticos é função da alma.

A alma é o elo entre o corpo e o espírito. Está ligada à parte física da vida e à parte que não é física. O espírito é a parte que tem comunhão com Deus e a alma é a parte que torna essa experiência pessoal, individual. A alma interpreta e aplica a comunhão com Deus na vida física diária. Da mesma forma, a interpretação da alma da experiência física pode afetar a comunhão com Deus.

Na Bíblia a grande luta é por nossas almas (1 Pedro 1:9). O corpo está sujeito às regras do pecado e está destinado a morrer. O espírito volta a Deus. Mas a alma, que é a essência de quem nós somos, tem uma escolha. Jesus morreu na cruz por cada alma, cada pessoa individual. Se rejeitamos Jesus seremos destruídos no inferno (Mateus 10:28). Mas se aceitamos Jesus como salvador nossas almas receberão um novo corpo espiritual para morar com Ele para sempre no Céu.


É muito importante cuidar da alma. A alma precisa resistir à natureza pecaminosa, sujeitando tudo à vontade de Deus (1 Pedro 2:11). Se a alma está sujeita a Deus, a pessoa terá uma vida correta e completa.

Os animais têm alma?

Sim, os animais provavelmente têm alma, porque têm sentimentos. Mas a Bíblia não diz se vão para o Céu ou não. O foco da Bíblia é o destinos dos homens, não dos animais.

O que é a alma?

A alma é a parte de nós que tem sentimentos, vontade e raciocínio. Os animais são criaturas irracionais, portanto suas capacidades de pensamento são muito inferiores ao Homem. Mesmo assim, é óbvio que eles pensam. Um cachorro faz um cálculo muito complicado para pegar uma bola no ar, mesmo não entendendo de matemática.

Quem já observou animais sabe que eles têm sentimentos básicos, como medo, raiva e alegria. Não têm capacidade para analisar, questionar e expressar esses sentimentos de forma racional mas os sentimentos estão lá. Também fazem escolhas, mostrando que têm vontade própria, ainda que limitada.

Deus deu aos animais fôlego de vida, que na Bíblia vem sempre associada à alma (Gênesis 1:30; Gênesis 2:7). Tudo parece indicar que os animais têm alma, embora seja inferior à alma humana.

Os animais vão para o Céu?

A Bíblia não é clara se os animais vão para o Céu ou não. O único versículo que toca no assunto é Eclesiastes 3:21. Tanto quem acha que os animais vão para o Céu como quem não acha usam esse versículo como prova de sua posição. A forma como é traduzida também pode influenciar a interpretação.

Argumentos contra a entrada de animais no Céu:

São seres irracionais, portanto não podem entender o conceito de Deus nem escolher segui-Lo (condição necessária para entrar no Céu). Por outro lado, a Bíblia diz que toda a Natureza louva a Deus.

Não têm espírito (a parte de nós que está ligada a Deus). Mas a Bíblia não diz se têm espírito ou não.

Argumentos a favor de animais no Céu:

São criaturas puras, não foram eles que pecaram. Porém, a Bíblia ensina que toda a Natureza sofreu as consequências do pecado. Os animais nem sempre têm atitudes bonitas.

Os animais estão ligados a Deus, porque O louvam. Por isso devem ter espírito. Mas não sabemos se esse louvor é intencional ou se sua mera existência é um louvor a Deus.

Não podemos ter certezas sobre esse assunto, porque a Bíblia não apoia nenhum lado categoricamente. Esse é um mistério que só será desvendado quando chegarmos ao Céu. Cada um pode ter sua opinião, não afeta nenhuma doutrina fundamental da Bíblia.



Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 



Este Espaço do Espirito Santo Online foi criado com objetivo de orintar e dar uma direção as Pessoas que elas tem direito de uma dadiva que o Todo Poderoso prometeu eo diabo não quer que as almas seja revestida com este poder que e o Batimos com o Espirito Santo e porriso que nós criamos este Espaço e uma Reunião especial no ESPAÇO DO APIOIO SOLDADOS FERIDOS DE JESUS CRISTO para nós nos dedicarmos ao PODEROSO ESPIRITOSANTO.

Com a promessa do Espírito Santo, Jesus respondeu à inquietação dos discípulos, que estavam sofrendo porque o Mestre iria deixá-los sós e retornaria ao Céu. “Convém-vos que Eu vá, porque, se Eu não for, o
Consolador não virá para vós outros; se, porém, Eu for, Eu vo-Lo enviarei”
(Jo 16:7). A palavra grega para “consolador” é parakletos. Ela se refere a “alguém que vem ao lado de” uma pessoa com o propósito de ajudá-la. Uma das principais funções do Espírito Santo é estar ao lado dos cristãos a fim de
capacitá-los e guiá-los em seu testemunho. Quando testemunhamos
de Jesus, não estamos sozinhos. O Espírito Santo está ao nosso lado para nos guiar às pessoas que buscam com sinceridade a salvação. Ele prepara o coração delas antes mesmo de nós as encontrarmos. Ele guia nossas palavras, traz convicção à mente dos pecadores que buscam o perdão e os fortalece para corresponder à Sua influência.

Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

Atos 2-16. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17. E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
18. e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão


Atos 10- 43.44. A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome.

Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo;
46. porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus.





blogs