DOAÇÕES

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

O papel do Espírito Santo na vida do ser humano hoje?


O papel do Espírito Santo na vida do ser humano hoje?

De todos os presentes que Deus tem dado à humanidade, não há um maior do que a presença do Espírito Santo. O Espírito tem muitas funções, papéis e atividades.

 Primeiro, Ele trabalha nos corações de todas as pessoas em todos lugares. Jesus disse aos seus discípulos que enviaria o Espírito ao mundo para convencer

“o mundo do pecado, da justiça e do juízo” João 16:7-11. 

Todas as pessoas têm uma consciência de que Deus existe, quer admitam ou não, pois o Espírito aplica as verdades de Deus às mentes dos homens para convencê-los com argumentos suficientes e justos de que são pecadores.

 Responder a essa convicção leva os homens à salvação.


Quando somos salvos e pertencemos a Deus, o Espírito passa a residir em nossos corações para sempre, selando-nos com a promessa que confirma, certifica e assegura nosso estado eterno como Seus filhos. 

Jesus disse que enviaria o Espírito para ser nosso Consolador, Conselheiro e Guia.

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” João 14:16.

 A palavra grega traduzida como “consolador” significa um que é chamado para o lado de alguém, e dá a ideia de alguém que encoraja e exorta.

 A palavra para “esteja” tem a ver com sua residência permanente nos corações dos crentes Romanos 8:9; 1 Coríntios 6:19, 20; 12:13.
Jesus enviou o Espírito como uma “compensação” por Sua ausência, para executar as funções que Ele mesmo teria executado se tivesse permanecido pessoalmente conosco.


Uma dessas funções é revelar a verdade. A presença do Espírito dentro de nós nos capacita a entender e interpretar a Sua Palavra. Jesus disse aos seus discípulos:

“quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” João 16:13. 

Ele revela a nossas mentes o conselho completo de Deus em relação ao louvor, doutrina e vida cristã.

 Ele é o verdadeiro guia, indo na nossa frente, mostrando o caminho, removendo os obstáculos, abrindo as portas para o entendimento e fazendo todas as coisas claras e evidentes.

 Ele nos mostra o caminho que devemos seguir em todas as coisas espirituais.

 Sem um guia assim, seríamos propensos a cair em erro. Uma parte crucial da verdade que Ele revela é que Jesus é quem disse ser

João 15:26; 1 Coríntios 12:3. 

O Espírito nos convence da divindade e procedência de Cristo, assim como de Sua encarnação, de Sua identidade como o Messias, de Seus sofrimentos e morte, de Sua ressurreição e ascensão, de Sua exaltação à mão direita de Deus e de Sua função como o Juiz de tudo. 

Ele dá glória a Cristo em tudo João 16:14.


Uma outra parte de sua função é distribuir dons.

1 Coríntios 12
descreve os dons espirituais outorgados aos crentes para que possamos funcionar como o corpo de Cristo na terra. 

Todos esses dons, grandes e pequenos, são dados pelo Espírito para que possamos ser Seus embaixadores ao mundo, mostrando Sua graça e glorificando a Ele.


O Espírito também funciona como o produtor de fruto em nossas vidas. 

Quando Ele habita em nós, Ele começa o processo de colher fruto em nossas vidas - amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio Gálatas 5:22-23.

Esses não são frutos da carne, que é incapaz de produzir tal fruto, mas são os produtos da presença do Espírito em nossas vidas.


O conhecimento de que o Espírito Santo de Deus passou a residir em nossas vidas, que Ele executa todas essas funções tão milagrosas, que Ele habita conosco para sempre e nunca vai nos abandonar ou deixar – tudo isso é motivo de grande alegria e conforto. 

Graças a Deus por esse Presente tão precioso – o Espírito Santo e Seu trabalho em nossas vidas!




Postar um comentário

1 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 



Este Espaço do Espirito Santo Online foi criado com objetivo de orintar e dar uma direção as Pessoas que elas tem direito de uma dadiva que o Todo Poderoso prometeu eo diabo não quer que as almas seja revestida com este poder que e o Batimos com o Espirito Santo e porriso que nós criamos este Espaço e uma Reunião especial no ESPAÇO DO APIOIO SOLDADOS FERIDOS DE JESUS CRISTO para nós nos dedicarmos ao PODEROSO ESPIRITOSANTO.

Com a promessa do Espírito Santo, Jesus respondeu à inquietação dos discípulos, que estavam sofrendo porque o Mestre iria deixá-los sós e retornaria ao Céu. “Convém-vos que Eu vá, porque, se Eu não for, o
Consolador não virá para vós outros; se, porém, Eu for, Eu vo-Lo enviarei”
(Jo 16:7). A palavra grega para “consolador” é parakletos. Ela se refere a “alguém que vem ao lado de” uma pessoa com o propósito de ajudá-la. Uma das principais funções do Espírito Santo é estar ao lado dos cristãos a fim de
capacitá-los e guiá-los em seu testemunho. Quando testemunhamos
de Jesus, não estamos sozinhos. O Espírito Santo está ao nosso lado para nos guiar às pessoas que buscam com sinceridade a salvação. Ele prepara o coração delas antes mesmo de nós as encontrarmos. Ele guia nossas palavras, traz convicção à mente dos pecadores que buscam o perdão e os fortalece para corresponder à Sua influência.

Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

Atos 2-16. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17. E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
18. e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão


Atos 10- 43.44. A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome.

Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo;
46. porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus.





blogs