DOAÇÕES

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

OS BATISMOS QUE A BIBLIA FALA


                SOBRE OS BATISMOS

 Hoje trago para vocês os melhores versículos sobre batismo que podemos encontrar na Palavra.

Esta lista de versículos sobre batismo pode te ajudar a estudar sobre o assunto, montar uma ministração.

 BATISMO NAS ÁGUAS

O textos que mais encontramos na Bíblia sobre o assunto são de versículos sobre batismo nas águas. Principalmente aqueles que relatam os realizados por João Batista.

Vemos que um dos nomes dados para esse batismo é “batismo de arrependimento”:

“Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento.”Atos 13:24

O mesmo nome é utilizado em Marcos:

“Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.” Marcos 1:4

Apesar da passagem abaixo utilizar o mesmo nome, nos ensina que João também instava o povo a crer em Jesus:

“Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.” Atos 19:4

Também foi chamado de batismo de João:

“Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.”Atos 19:3

“E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus.” Lucas 7:29

“Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.”Atos 18:25

Jesus também usou o nome de “batismo de João”

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, também eu vos direi com que autoridade faço isto. O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes? E, se dissermos: Dos homens, tememos o povo, porque todos consideram João como profeta.”Mateus 21:24-26

Um dos objetivos desse batismo era a confissão pública do arrependimento pelos pecados cometidos até então. Por isso é chamado de batismo de arrependimento. Aqui também vemos que um dos locais onde João Batizou pessoas foi no Rio Jordão:

“E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.”Mateus 3:6

O outro objetivo, muito bem descrito por Pedro, era a “indagação de uma boa consciência para com Deus”, ou seja, uma vida pura diante do SENHOR:

“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;”1 Pedro 3:21

Abaixo vemos que João batizava em Enom. Esta é uma cidade pela qual passa o Rio Jordão:

“Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados.”João 3:23

RELACIONADOS A CRISTO

Quando Jesus foi batizado, o céu se abriu:

“E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;”Lucas 3:21

Jesus nã batizava as pessoas, quem batizava eram seus discípulos:

“(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),”João 4:2

BATISMO NA MORTE

Paulo usa o termo “batismo na morte” neste que é um dos principais versículos sobre batismo:

“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”Romanos 6:4

Paulo nos ensina sobre sermos batizados com Cristo, o que entendemos sobre batismo na morte:

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.”Gálatas 3:27

Quando Paulo diz que fomos sepultados com ele no batismo, está falando sobre a morte da nossa velha natureza:

“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.”Colossenses 2:12

Jesus fala sobre esse batismo através de palavras muito verdadeiras para seus discípulos:

“E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado;”Marcos 10:39

 BATISMO NO ESPÍRITO

Um outro tipo de batismo que vemos presente na Palavra é o batismo no Espírito. Vemos o próprio João Batista anunciando isso:

“Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.”Marcos 1:8

Em atos temos a mesma verdade anunciada:

“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.”Atos 1:5

Vemos o mesmo nestes outros versículos sobre batismo em Atos:

“E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.”Atos 11:16

“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.”Atos 19:6

Não sei como esqueci deste texto que a nossa leitora Galdina nos enviou. Ainda bem que a memória dela é muito melhor que a minha:

“Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”Atos 2:37,38

OUTROS VERSÍCULOS SOBRE BATISMO

Existem ainda outros versículos sobre batismo na bíblia, que vou deixar aqui para a sua reflexão.  

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” Mateus 28:19

Vemos que João fala duramente com os religiosos da época:

“E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?” Mateus 3:7

Filipe batizou o Eunuco que creu em Jesus:

“E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.” Atos 8:38

OS BATISMOS QUE A BIBLIA FALA





Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 



Este Espaço do Espirito Santo Online foi criado com objetivo de orintar e dar uma direção as Pessoas que elas tem direito de uma dadiva que o Todo Poderoso prometeu eo diabo não quer que as almas seja revestida com este poder que e o Batimos com o Espirito Santo e porriso que nós criamos este Espaço e uma Reunião especial no ESPAÇO DO APIOIO SOLDADOS FERIDOS DE JESUS CRISTO para nós nos dedicarmos ao PODEROSO ESPIRITOSANTO.

Com a promessa do Espírito Santo, Jesus respondeu à inquietação dos discípulos, que estavam sofrendo porque o Mestre iria deixá-los sós e retornaria ao Céu. “Convém-vos que Eu vá, porque, se Eu não for, o
Consolador não virá para vós outros; se, porém, Eu for, Eu vo-Lo enviarei”
(Jo 16:7). A palavra grega para “consolador” é parakletos. Ela se refere a “alguém que vem ao lado de” uma pessoa com o propósito de ajudá-la. Uma das principais funções do Espírito Santo é estar ao lado dos cristãos a fim de
capacitá-los e guiá-los em seu testemunho. Quando testemunhamos
de Jesus, não estamos sozinhos. O Espírito Santo está ao nosso lado para nos guiar às pessoas que buscam com sinceridade a salvação. Ele prepara o coração delas antes mesmo de nós as encontrarmos. Ele guia nossas palavras, traz convicção à mente dos pecadores que buscam o perdão e os fortalece para corresponder à Sua influência.

Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

Atos 2-16. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17. E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
18. e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão


Atos 10- 43.44. A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome.

Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo;
46. porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus.





blogs