DOAÇÕES

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

O Espírito Santo


O Espírito Santo é a confirmação de uma grande verdade de toda a Bíblia: Deus vem ao nosso encontro.

 Ele veio pessoalmente em Jesus, e vem ainda hoje através do Espírito Santo. O qual é continuador da obra de Jesus, Ele não faz outra coisa além de continuar o que Jesus começou a fazer. 

Segundo o Evangelho de João 15:26, o Espírito Santo dá testemunho de Jesus; é Ele também quem nos conscientiza de quem é a pessoa de Jesus e qual a nossa tarefa no mundo.


Essa obra do Espírito Santo começa em cada indivíduo, antes de sua própria conversão.

 Qual é, então, a obra anterior à nossa conversão, feita pelo Espírito Santo? É a da convicção: “Todavia digo-vos a verdade, convêm-vos que eu vá, pois se eu não for, o consolador não virá a vós, mas, se eu for, vo-lo enviarei. 

E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o meu pai, e não me vereis mais; e do juízo porque o príncipe deste mundo está julgado” João 16:7-11.


O convencimento se dá quando somos colocados diante da realidade de nossa própria condição presente como pecadores; da realidade de Cristo como a “justiça de Deus”; do juízo que está sob a humanidade pecadora; e de satanás, o opositor de Deus. 

Deus toma iniciativa da nossa salvação através do Espírito Santo, e nos procura, antes mesmo que nós o procuremos. 

Conforme Atos dos Apóstolos 2:37, ele quebranta nosso coração. “E, ouvindo eles isto, compungiram-se, em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: que faremos, irmãos?” Somos levados à convicção de que precisamos dar uma resposta a Deus: sim ou não.


De que somos Convencidos?


1-) “… DO PECADO PORQUE NÃO CRÊEM EM MIM”.

 A primeira coisa de que o homem precisa se conscientizar é que ele é um pecador. Jesus relaciona o pecado a incredulidade, pois a incredulidade leva o homem a desconfiar de Deus e à rebelião. 

A incredulidade, segundo a Bíblia, é o orgulho que as pessoas têm e que não permite que elas se submetam a Deus. A incredulidade é o mesmo que desobediência


A incredulidade pode tornar o coração humano perverso e rebelde contra Deus. Não se deve confundir incredulidade com dúvida honesta do homem, que está em busca da verdade, como aconteceu com Tomé João 20:27-29. 

A dúvida que satanás pôs no coração de Eva não era de busca pela verdade, mas de desconfiança a respeito da verdade a cerca do que Deus lhe ordenara Gênesis 3:1-6.

 Esse tipo de desconfiança levou à desobediência e a rebelião contra a vontade de Deus, aí entrou o pecado no mundo. 

Quando o Espírito nos convence, Ele nos adverte a respeito de nossa incredulidade ou rejeição ao senhorio de Deus.


Se alguém quer ser salvo, precisa ter essa convicção honesta e sincera de que é um pecador. Essa obra, o Espírito Santo faz na vida do não convertido. Ele o “compunge” a reconhecer-se um grande e necessitado pecador. 

Sem essa convicção, não há conversão genuína. Somente os que se convencem de que estão perdidos no seu estado atual são candidatos à salvação.


2-) “… DA JUSTIÇA, PORQUE VOU PARA O MEU PAI, E NÃO ME VEREIS MAIS”.

 Esta é uma referência clara à ascensão de Jesus. A sua ascensão provaria que Ele – e só Ele, tinha cumprido toda a justiça. Ele subiria ao Pai porque já cumprira tudo aquilo para o que foi designado.

 Ele disse a João Batista, por ocasião do seu batismo, no Rio Jordão: “Concente agora, porque assim nos convém cumprir toda justiça”. Com a sua ascensão, Ele provou que tinha feito conforme Deus havia determinado. Jesus preencheu todos os requisitos, e por isso estava pronto para subir ao Pai Salmo 24:3-4. 

O que tem isso a ver com convicção, simplesmente, pelo fato de que nossa vida é confrontada com a vida de Cristo.

 É o pecador colocado diante daquele que, sem pecado, deu sua vida por ele, aí nos sentimos exatamente como somos, sem desculpas, sem razão, sem justiça própria. 

Só caímos em nós quando temos nossa vida comparada com a santidade de Jesus. Quando falamos de Jesus é para que as pessoas sejam colocadas diante dEle e possam ser convencidas pelo Espírito Santo.


3-) “… DO JUÍZO, PORQUE O PRÍNCIPE DESTE MUNDO JÁ ESTÁ JULGADO”.

 O Julgamento de satanás foi prometido em Gênesis 3:15: “porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. 


O “príncipe deste mundo” é o diabo, que será “ferido”, pela descendência da mulher. O julgamento de satanás foi realizado quando Jesus morreu na cruz (João 12:31-32).


A certeza de Jesus quanto ao julgamento de satanás é clara. A sua sentença e execução é algo para o final dos tempos, mas é certo e consumado dentro dos planos de Deus.


 O que o julgamento de satanás tem a ver com a convicção para a salvação? Simplesmente isso: se o homem continua em sua incredulidade, ele já está condenado, assim como satanás já está. Há, porém, uma diferença.


 Enquanto satanás não tem como se arrepender, o homem, enquanto em vida, ainda tem a possibilidade de arrependimento e o Espírito Santo trabalha para convence-lo do pecado até que Jesus venha como justo juiz que dará a sentença a cada um.


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 



Este Espaço do Espirito Santo Online foi criado com objetivo de orintar e dar uma direção as Pessoas que elas tem direito de uma dadiva que o Todo Poderoso prometeu eo diabo não quer que as almas seja revestida com este poder que e o Batimos com o Espirito Santo e porriso que nós criamos este Espaço e uma Reunião especial no ESPAÇO DO APIOIO SOLDADOS FERIDOS DE JESUS CRISTO para nós nos dedicarmos ao PODEROSO ESPIRITOSANTO.

Com a promessa do Espírito Santo, Jesus respondeu à inquietação dos discípulos, que estavam sofrendo porque o Mestre iria deixá-los sós e retornaria ao Céu. “Convém-vos que Eu vá, porque, se Eu não for, o
Consolador não virá para vós outros; se, porém, Eu for, Eu vo-Lo enviarei”
(Jo 16:7). A palavra grega para “consolador” é parakletos. Ela se refere a “alguém que vem ao lado de” uma pessoa com o propósito de ajudá-la. Uma das principais funções do Espírito Santo é estar ao lado dos cristãos a fim de
capacitá-los e guiá-los em seu testemunho. Quando testemunhamos
de Jesus, não estamos sozinhos. O Espírito Santo está ao nosso lado para nos guiar às pessoas que buscam com sinceridade a salvação. Ele prepara o coração delas antes mesmo de nós as encontrarmos. Ele guia nossas palavras, traz convicção à mente dos pecadores que buscam o perdão e os fortalece para corresponder à Sua influência.

Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

Atos 2-16. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17. E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
18. e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão


Atos 10- 43.44. A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome.

Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo;
46. porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus.





blogs