DOAÇÕES

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

22. Sabedoria -Você sabe qual é o Seu Dons Espirituais

Você sabe qual é o Seu Dons Espirituais

De acordo com A BIBLIA NO NOVO TESTAMENTO há pelo menos 22 dons espirituais. Veja quais são:

22. Sabedoria

A palavra 'sabedoria' aparece 214 vezes na Bíblia almeida atualizada.

O dom da sabedoria é a força divina ou capacidade de compreender e trazer clareza às situações e circunstâncias, muitas vezes através da aplicação das verdades das Escrituras de uma forma prática.

Atos 6:3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço.

4. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
5. O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia,
6. e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos.
7. E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé.
8. Ora, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
9. Levantaram-se, porém, alguns que eram da sinagoga chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos, dos da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão;
10. e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava.
----------+---------

1Coríntios 2: 1. E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.

2. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
3. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
4. A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder;
5. para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
6. Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada;
7. mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória;
8. a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque se a tivessem compreendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.
9. Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
10. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.
11. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
12. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
13. as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.
14. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.
16. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas 

----------+---------

1Coríntios 12:4. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

5. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.
8. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

----------+---------

Foi bom que você indicou a versão. Fiz a pesquisa segundo a Almeida Revista e Atualizada, pois também essa tradução tem diferentes versões, que diferem entre si.

Na Revista e Atualizada a palavra 'sabedoria' aparece em 48 versículos. 

Para você ter um parâmetro e ajudar a relativisar tal interesse, veja que na  Nova Tradução na Linguagem de Hoje a mesma palavra aparece 53 vezes. 

Isso acontece por que o tradutor pode traduzir um palavra hebraica com diferentes termos em português. 

De fato, alguém poderia traduzir "sabedoria" com um sinônimo, como "inteligência" ou "conhecimento", por exemplo. 

Não se trata de um erro, mas apenas de uma escolha, pois as línguas têm diferentes palavras para dizer a mesma coisa.

 E os tradutores não são todos iguais, não têm as mesmas cabeças.

Tomemos Provérbios 1,23 e vemos 3 diferentes traduções em português:

  • Nova Tradução na Linguagem de Hoje: Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês.
  • Almeida Revista e Atualizada: Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
  • Bíblia de Jerusalém: Convertei-vos à minha exortação, eis que vos derramarei o meu espírito e vos comunicarei minhas palavras.

O original hebraico fala em "ruah" (espírito) e "dabar" (palavra), mas mesmo assim a NTLH decidiu usar a palavra "sabedoria". Trata-se de uma escolha e não necessariamente de um erro.

Em hebraico a palavra usada para Sabedoria é ḥāḵ·māh e aparece 149 vezes em total, nos livros em hebraico. No livro dos Provérbios aparece 30 vezes






Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 



Este Espaço do Espirito Santo Online foi criado com objetivo de orintar e dar uma direção as Pessoas que elas tem direito de uma dadiva que o Todo Poderoso prometeu eo diabo não quer que as almas seja revestida com este poder que e o Batimos com o Espirito Santo e porriso que nós criamos este Espaço e uma Reunião especial no ESPAÇO DO APIOIO SOLDADOS FERIDOS DE JESUS CRISTO para nós nos dedicarmos ao PODEROSO ESPIRITOSANTO.

Com a promessa do Espírito Santo, Jesus respondeu à inquietação dos discípulos, que estavam sofrendo porque o Mestre iria deixá-los sós e retornaria ao Céu. “Convém-vos que Eu vá, porque, se Eu não for, o
Consolador não virá para vós outros; se, porém, Eu for, Eu vo-Lo enviarei”
(Jo 16:7). A palavra grega para “consolador” é parakletos. Ela se refere a “alguém que vem ao lado de” uma pessoa com o propósito de ajudá-la. Uma das principais funções do Espírito Santo é estar ao lado dos cristãos a fim de
capacitá-los e guiá-los em seu testemunho. Quando testemunhamos
de Jesus, não estamos sozinhos. O Espírito Santo está ao nosso lado para nos guiar às pessoas que buscam com sinceridade a salvação. Ele prepara o coração delas antes mesmo de nós as encontrarmos. Ele guia nossas palavras, traz convicção à mente dos pecadores que buscam o perdão e os fortalece para corresponder à Sua influência.

Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

Atos 2-16. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17. E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
18. e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão


Atos 10- 43.44. A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome.

Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo;
46. porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus.





blogs